- Início
-
Produtos
- arquitetura & urbanismo
- artes
- autoajuda, relacionamento & comportamento
- biografias & memórias
- casa & escritório
- ciências & tecnologias
- comunicação e mídias
- culinária & gastronomia
- dicionários, cursos & idiomas
- humanidades
- literatura
- medicina & saúde
- moda & beleza
- psi
- livros de bolso
- boxes & coleções
- juvenis
- economia
- história natural
- literatura italiana
- brasileira
- literatura americana
- literatura mundial
- botânica
- política internacional
- economia do trabalho
- teoria política
- comunicação
- serviço social
- serviço social
- história do brasil
- neurobiologia
- história geral
- literatura / espanhola
- infomática
- literatura indiana
- literatura latino-americana
- juvenis
- viagem & turismo
- esporte
- neurociência
- neurociência
- guerra fria
- política internacional
- pop
- história antiga
- semântica / linguística
- história política
- quadrinhos
- economia brasileira
- literatura alemã
- graphic novel
- HQ, quadrinhos, mangá
- budismo
- física quântica
- geografia humana
- filosofia alemã
- filô
- astrofísica
- história econômica
- infantil ilustrado
- reportagem
- literatura russa
- crítica literária
- decoração
- África
- literatura africana
- relações internacionais
- biologia
- teoria da evolução
- teatro
- direito internacional
- literatura canadense
- literatura canadense
- ateísmo & agnosticismo
- policial
- humor
- literatura japonesa
- artesanato / arte popular
- espiritualidae
- jornalismo / entrevistas
- política mundial
- sociologia americana
- economia mundial
- economia mundial
- literatura amerciana
- história política
- música
- drummond
- Saldão
- Contato
Numa narrativa fluente, elegante e crítica, que mescla linguagem jornalística e relato histórico, o jornalista Marcos Augusto Gonçalves dá vida aos personagens e descreve as famosas jornadas que animaram o Teatro Municipal nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, durante o festival que ficou conhecido como Semana de Arte Moderna. Ao mesmo tempo em que reconstitui passo a passo o evento, o autor despe o episódio de mitos que o foram cercando ao longo do tempo: desde certas fantasias triunfalistas associadas a uma espécie de superioridade paulista na formação da cultura moderna brasileira, até as versões que, ao contrário, insistem em diminuir a importância histórica dos festivais encenados pelos rapazes modernistas e patrocinados pela elite econômica da emergente Pauliceia.
Nesse sentido, o livro incorpora críticas que têm sido feitas, desde a década de 1980, a algumas “verdades” consagradas pela historiografia e pelo senso comum. Como a ideia de que a arte e a literatura dos anos que antecederam a Semana seriam apenas acadêmicas ou passadistas, resumindo-se, quando muito, a manifestações de caráter pré-modernista.
O autor procura reavaliar a participação do Rio de Janeiro naqueles anos de formação da modernidade artística, e inscreve os jovens personagens de 1922 numa rede de relações pessoais ampla e complexa - na qual trafegam oligarcas, playboys, mecenas, mulheres fatais, imortais da Academia e poetas “passadistas”.
Com base em ampla pesquisa, extensa bibliografia e entrevistas com especialistas, o livro - que também traz fotos e reproduções - é acessível ao leitor que se inicia no assunto, mas não deixará de despertar o interesse do meio acadêmico.
O título, como explica o autor, surgiu num chiste: “É uma paródia, uma espécie de blague quase oswaldiana a partir dos títulos de dois brilhantes best-sellersescritos pelos jornalistas Zuenir Ventura e Laurentino Gomes. Espero que me perdoem”.
Ed. Cia. das Letras - 376 pág. - brochura
1922 - A SEMANA QUE NÃO TERMINOU - Gonçalves, Marcos Augusto
Numa narrativa fluente, elegante e crítica, que mescla linguagem jornalística e relato histórico, o jornalista Marcos Augusto Gonçalves dá vida aos personagens e descreve as famosas jornadas que animaram o Teatro Municipal nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, durante o festival que ficou conhecido como Semana de Arte Moderna. Ao mesmo tempo em que reconstitui passo a passo o evento, o autor despe o episódio de mitos que o foram cercando ao longo do tempo: desde certas fantasias triunfalistas associadas a uma espécie de superioridade paulista na formação da cultura moderna brasileira, até as versões que, ao contrário, insistem em diminuir a importância histórica dos festivais encenados pelos rapazes modernistas e patrocinados pela elite econômica da emergente Pauliceia.
Nesse sentido, o livro incorpora críticas que têm sido feitas, desde a década de 1980, a algumas “verdades” consagradas pela historiografia e pelo senso comum. Como a ideia de que a arte e a literatura dos anos que antecederam a Semana seriam apenas acadêmicas ou passadistas, resumindo-se, quando muito, a manifestações de caráter pré-modernista.
O autor procura reavaliar a participação do Rio de Janeiro naqueles anos de formação da modernidade artística, e inscreve os jovens personagens de 1922 numa rede de relações pessoais ampla e complexa - na qual trafegam oligarcas, playboys, mecenas, mulheres fatais, imortais da Academia e poetas “passadistas”.
Com base em ampla pesquisa, extensa bibliografia e entrevistas com especialistas, o livro - que também traz fotos e reproduções - é acessível ao leitor que se inicia no assunto, mas não deixará de despertar o interesse do meio acadêmico.
O título, como explica o autor, surgiu num chiste: “É uma paródia, uma espécie de blague quase oswaldiana a partir dos títulos de dois brilhantes best-sellersescritos pelos jornalistas Zuenir Ventura e Laurentino Gomes. Espero que me perdoem”.
Ed. Cia. das Letras - 376 pág. - brochura
Produtos Relacionados







Parcelas | Total | |
---|---|---|
1 x | de R$55,70 sem juros | R$55,70 |
2 x | de R$29,38 | R$58,76 |
3 x | de R$19,68 | R$59,04 |
4 x | de R$14,83 | R$59,32 |
5 x | de R$11,98 | R$59,88 |
6 x | de R$10,07 | R$60,43 |
7 x | de R$8,71 | R$60,99 |
8 x | de R$7,69 | R$61,55 |
9 x | de R$6,90 | R$62,11 |
10 x | de R$6,27 | R$62,66 |
11 x | de R$5,72 | R$62,94 |
12 x | de R$5,27 | R$63,22 |





Total:R$55,70
Frete grátis nas compras acima de 120,00
Até 12 vezes sem juros
Com todos os cartões de crédito
Site seguro
Protegemos seus dados
Frete grátis nas compras acima de 120,00
Até 12 vezes sem juros
Com todos os cartões de crédito
Site seguro
Protegemos seus dados