As escolas públicas de ensino básico têm acesso a livros de literatura nacional e estrangeira, além de materiais de pesquisa, garantido pelo Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE), instituído em 1997. As obras, porém, nem sempre alcançam os estudantes e docentes. O principal motivo, de acordo com a organizadora desta obra, Aparecida Paiva, é a falta de políticas públicas consistentes e continuadas de formação de leitores, acompanhadas de projetos sólidos de mediadores de leitura.

Mas, o que seria afinal uma política pública de formação de leitores? Como aferir sua presença ou ausência no sistema educacional? Ou, ainda, sua maior ou menor eficácia? Quem define e determina o que é e o que não é leitura?

Ed. Unesp - 216 pág.- brochura

LITERATURA FORA DA CAIXA - O PNBE na escola - distribuição, circulação e leitura - Paiva, Aparecida

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As escolas públicas de ensino básico têm acesso a livros de literatura nacional e estrangeira, além de materiais de pesquisa, garantido pelo Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE), instituído em 1997. As obras, porém, nem sempre alcançam os estudantes e docentes. O principal motivo, de acordo com a organizadora desta obra, Aparecida Paiva, é a falta de políticas públicas consistentes e continuadas de formação de leitores, acompanhadas de projetos sólidos de mediadores de leitura.

Mas, o que seria afinal uma política pública de formação de leitores? Como aferir sua presença ou ausência no sistema educacional? Ou, ainda, sua maior ou menor eficácia? Quem define e determina o que é e o que não é leitura?

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