Nesta obra, George -  – um dos mais celebrados críticos literários do mundo – volta-se à linguagem, à sua relação com a literatura, e também à religião. Através de três cânones da literatura ocidental – a Bíblia, Homero e Shakespeare –, o autor analisa formas de “leitura aplicada”. Em uma de suas aulas em Oxford, transcrita na obra, responde, por exemplo, a “O que é literatura comparada?”. E ainda examina as obras de Freud, Kierkegaard, Kafka e Simone Weil, além de percorrer os circuitos da herança helênica no ensaio “A tragédia absoluta”, em que retoma Macbeth, Hamlet, Fausto e Fedra. Em uma era em que a arte da leitura e o status do texto têm sido confrontados por movimentos literários e pelas novas tecnologias da informação, os 21 ensaios de Nenhuma paixão desperdiçada exploram e reorientam as análises da leitura e da literatura nos formatos tradicionais, celebrando a primazia da arte de ler, em seu sentido clássico.

Record - 1ª ed. - 2001 - 407 pág. - brochura

Sobre o autor:

NENHUMA PAIXÃO DESPERDIÇADA - GEORGE STEINER

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Nesta obra, George -  – um dos mais celebrados críticos literários do mundo – volta-se à linguagem, à sua relação com a literatura, e também à religião. Através de três cânones da literatura ocidental – a Bíblia, Homero e Shakespeare –, o autor analisa formas de “leitura aplicada”. Em uma de suas aulas em Oxford, transcrita na obra, responde, por exemplo, a “O que é literatura comparada?”. E ainda examina as obras de Freud, Kierkegaard, Kafka e Simone Weil, além de percorrer os circuitos da herança helênica no ensaio “A tragédia absoluta”, em que retoma Macbeth, Hamlet, Fausto e Fedra. Em uma era em que a arte da leitura e o status do texto têm sido confrontados por movimentos literários e pelas novas tecnologias da informação, os 21 ensaios de Nenhuma paixão desperdiçada exploram e reorientam as análises da leitura e da literatura nos formatos tradicionais, celebrando a primazia da arte de ler, em seu sentido clássico.

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