Continuação de A preparação do ator, A construção da personagem, dedica-se a estudar a construção de papéis específicos, a partir da primeira leitura da peça e do desenvolvimento da primeira cena. Neste livro, Constantin Stanislavski, mestre do teatro russo, disseca todo o trabalho que um ator deve executar para esquecer sua própria individualidade e assumir aquela à qual vai dar vida no palco. 

Neste livro, a ênfase recai na atuação como arte e na arte como a expressão mais alta da natureza humana. Sua volta constante ao estudo da natureza humana é o que distingue aquilo que se tornou conhecido como o Sistema Stanislavski. É o alicerce de todas as suas teorias e a razão de estarem sempre sofrendo leves modificações: cada volta ao estudo dos seres humanos ensinava algo novo. Como ele diz do seu método neste livro: “não é uma roupa feita para enfiar e sair andando, nem um livro de cozinha onde só temos de achar a página e a receita lá está. Não, é um sistema total de vida”.

Segundo o dramaturgo Dias Gomes, “Stanislávski hesitou muito em escrever esse livro. Sua hesitação de devia ao fato de temer a dogmatização de seu sistema, a sua transformação num formulário rígido e inalterável para a representação teatral.” A preparação e o próprio A construção da personagem não apresentam mandamentos para o ator, mas um sistema verdadeiramente criador, sujeito a permanentes revisões e adaptações à novas realidades. 

Stanislavski não é a varinha mágica com a qual qualquer um poderá ser ator; mas, hoje em dia chega a ser absurdo que algum ator o desconheça. Ainda que não o adote, ainda que o recuse. A construção da personagem transcende o interesse estrito dos profissionais ou amantes do teatro. Na verdade, é o romance da fascinante aventura do homem em busca de um conhecimento maior de si mesmo e de seu semelhante.

Ed. Civilização Brasileira - 400 pág. - brochura

A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM - Constantin Stanislawsky

R$74,90
Frete grátis a partir de R$150,00
A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM - Constantin Stanislawsky R$74,90
Entregas para o CEP:

Meios de envio

Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

Continuação de A preparação do ator, A construção da personagem, dedica-se a estudar a construção de papéis específicos, a partir da primeira leitura da peça e do desenvolvimento da primeira cena. Neste livro, Constantin Stanislavski, mestre do teatro russo, disseca todo o trabalho que um ator deve executar para esquecer sua própria individualidade e assumir aquela à qual vai dar vida no palco. 

Neste livro, a ênfase recai na atuação como arte e na arte como a expressão mais alta da natureza humana. Sua volta constante ao estudo da natureza humana é o que distingue aquilo que se tornou conhecido como o Sistema Stanislavski. É o alicerce de todas as suas teorias e a razão de estarem sempre sofrendo leves modificações: cada volta ao estudo dos seres humanos ensinava algo novo. Como ele diz do seu método neste livro: “não é uma roupa feita para enfiar e sair andando, nem um livro de cozinha onde só temos de achar a página e a receita lá está. Não, é um sistema total de vida”.

Segundo o dramaturgo Dias Gomes, “Stanislávski hesitou muito em escrever esse livro. Sua hesitação de devia ao fato de temer a dogmatização de seu sistema, a sua transformação num formulário rígido e inalterável para a representação teatral.” A preparação e o próprio A construção da personagem não apresentam mandamentos para o ator, mas um sistema verdadeiramente criador, sujeito a permanentes revisões e adaptações à novas realidades. 

Stanislavski não é a varinha mágica com a qual qualquer um poderá ser ator; mas, hoje em dia chega a ser absurdo que algum ator o desconheça. Ainda que não o adote, ainda que o recuse. A construção da personagem transcende o interesse estrito dos profissionais ou amantes do teatro. Na verdade, é o romance da fascinante aventura do homem em busca de um conhecimento maior de si mesmo e de seu semelhante.

Ed. Civilização Brasileira - 400 pág. - brochura